Como fazer um jogo de plataforma

12

Index

Taggé

Contributeurs

Statistiques

150,657 visites, 191,832 vues

Outils

Partager

License

This tutorial is licensed under CC BY 4.0. Please refer to the license text if you wish to reuse, share or remix the content contained within this tutorial.

Published on 30 Apr, 2017. Last updated 25 Feb, 2019

Objetos Jump-thru

Se você colocar algumas plataformas pela tela, vai notar que se você saltar para uma plataforma por baixo dela, você irá bater a cabeça no fundo da plataforma e cair de volta. E se você quiser fazer plataformas em que se pode saltar e alcançar o nível superior atravessando a plataforma? Isto é o que o behavior (comportamento) Jump-thru faz. Como no comportamento Solid, você pode ficar sobre o nível da Plataforma, mas agora jogador pode saltar através da plataforma.

Vamos fazer uma versão Jump-thru do nosso objeto Plataforma. Clique com o botão direito do mouse no objeto Plataforma e selecione Clone object type . Isso vai criar um tipo de objeto separado, Plataforma2 , que pode ter comportamentos diferentes. Delete o comportamento Solid e adicione o comportamento Jump-thru.

Use as plataformas 134 e 135 para fazer um jump-thru como este:

Execute o jogo. Observe como você pode saltar para ela por baixo.

Espero que agora você saiba o suficiente para projetar um nível inteiro! Aqui está um projeto de nível em zoom criado rapidamente para escrever o tutorial. Pode ajudar a mostrar algumas das possibilidades. Observe o uso de marcadores em plataformas para manter os caracóis em suas plataformas.

Parallax

Tente adicionar um efeito de paralaxe para fazer o fundo parecer mais longe. Selecione a layer Background na barra de layers. Na barra de propriedades, defina a propriedade Parallax para 50, 50 (o que significa meia velocidade de rolagem). Observe como o fundo se move mais lentamente, dando uma sensação de distância. Usando várias camadas, todas com diferentes taxas de paralaxe pode criar uma sensação quase 3D para um jogo 2D.

Conclusão

Este tutorial cobriu muita coisa. Você pode sempre revisá-lo no futuro. Aqui estão alguns dos pontos-chave:

- Para o comportamento Platform do jogador, adicione sempre o movimento a uma caixa invisível sem animações. Posicione o sprite animado do jogador animado sobre a caixa invisível. Isso evitará que as animações causem falhas no movimento da plataforma.

- Os níveis podem ser construídos a partir de tiles (telhas).

- A ação Set mirrored evita que você tenha que fazer cópias espelhadas de todas as suas animações.

- Às vezes, as animações precisam de algum trabalho para serem importadas, configuradas com a velocidade certa e as propriedades de loop, com o conjunto de origem correto e todos os quadros cortados. Você também pode querer alterar as máscaras de colisão, embora isso não tenha sido coberto neste tutorial.

- Os inimigos também podem ser controlados com o comportamento da plataforma. Defina Default Controls para No e use a ação Simulate control para controlar automaticamente o movimento.

- Você pode detectar se o jogador está caindo sobre um inimigo ao invés de colindo com algum dos lados dele, testando se ele está vindo por cima do inimigo no eixo Y quando colide. Caso contrário (usando 'Else'), ele deve estar batendo nos lados do inimigo, e ele deve se machucar.

- As variáveis de instância podem armazenar números ou texto exclusivo para cada instância de um objeto. Isso ajuda a controlar objetos individualmente, o que é útil para "IA".

- Marcadores de borda (Edge) são uma maneira rápida e fácil de fazer inimigos ir para a frente e para trás em uma plataforma.

- Jump-thru são plataformas que podem ser saltadas a partir debaixo.

- Parallax é um efeito fácil e intrigante para adicionar a jogos de plataforma.

Obviamente nós não fizemos um jogo de plataforma completo! No entanto, este tutorial cobriu os pontos mais difíceis, e os fundamentos importantes que cada criador de jogos de plataforma deve saber com antecedência. A partir daqui, espero que você tenha uma idéia de como o resto de um jogo de plataforma deve ser. Leva tempo para se familiarizar com uma ferramenta de desenvolvimento complexa com o Construct 2. No entanto, experimentar pode ser divertido e ensina muito! Então, passe um tempo brincando, quebrando coisas, experimentando coisas, e veja o que você pode criar. Feliz Plataforma!

Mais leitura

Você pode estar interessado num guia alternativo para novatos, que é um tutoria para fazer um jogo de tiro top-down tutorial to make a top-down shooter. Ele abrange alguns pontos diferentes, como fazer um display de heads-up, e tem muitos outros detalhes sobre o uso de variáveis de instância. Estas são ambas as coisas que podem ser aplicadas a jogos de plataforma, por isso seria absolutamente útil dar uma olhada nele, além deste tutorial.

Deseja adicionar música e efeitos sonoros? Consulte Sounds & Music no manual.

Se você quiser saber mais sobre como os eventos funcionam no Construct 2, consulte a seção How Events Work no manual. É altamente recomendado para que você possa começar rapidamente com seus próprios projetos! Em seguida, para obter ainda mais informações, não se esqueça que há complete documentation in the manual.

  • 0 Comments

Want to leave a comment? Login or Register an account!