Como fazer um jogo de plataforma

12

Index

Taggé

Contributeurs

Statistiques

150,088 visites, 190,923 vues

Outils

Partager

License

This tutorial is licensed under CC BY 4.0. Please refer to the license text if you wish to reuse, share or remix the content contained within this tutorial.

Published on 30 Apr, 2017. Last updated 25 Feb, 2019

Adicionando um sprite do jogador

Vamos adicionar um sprite para o jogador. Como antes, de um duplo clique em um espaço no layout para inserir um novo objeto, e escolha Sprite . Quando a mira surgir, clique em algum lugar acima das imagens. O Editor de Imagem aparecerá .

Vamos importar a tira de sprite para a animação do jogador ocioso . Como antes, clique com o botão direito do mouse na janela de Animation Frames e selecione Import sprite strip....

Escolha o arquivo Player\Idle\Idle.png. Note que a faixa de sprite não completa um dos quadros de animação. Você também pode importar a seqüência de arquivos com a opção Import frames..., mas vamos nos ater a este caminho por enquanto.

Como as imagens não formam um numero par, o construct 2 verifica o número de quadros. Ele deve identificar corretamente que há 11 quadros . Clique em OK e os quadros serão importados.

Nota que ainda temos o quadro padrão do início em branco. Clique com o botão direito do mouse e exclua o quadro de novo. Agora você deve ter uma seqüência de 11 quadros de animação para a animação do jogador ocioso.

Recorte

Você pode notar que o jogador tem um espaço transparente vazio ao seu redor. Isso é comum depois de importar as imagens. No entanto, é uma prática ruim deixar esse espaço sobrando - desperdiça memória e pode fazer colisões menos confiáveis.

No entanto há uma maneira rápida de se livrar dele. segure shift e aperte no botão cortar na barra de ferramentas de edição de imagens.

Se você não segurar shift, só o quadro selecionado é cortado, por isso certifique-se de mantê-lo pressionado quando você clicar para cortar toda a animação. A imagem do jogador agora deve ser muito bem cortado, sem espaço desnecessário.

Definindo a origem

A origem é o centro, ou "hot spot", do objeto. Em plataformas, é melhor ter a origem posicionada nos pés do jogador. Isto significa que se a animação alterar a altura, será alterado só para cima e não para baixo também.

Para definir a origem, clique na ferramenta Set origin and image points no editor de imagem.

Você deve observar um ponto vermelho aparecer no leitor. Essa é a origem. Você pode clicar para mudar isso. No entanto, queremos que fique alinhado na parte inferior. Nós podemos rapidamente atribuir isso pressionando 2 no teclado numérico (se num lock estiver ligado). Se você não tem um teclado numérico (por exemplo, alguns laptops), você pode clicar Origin na janela Image points e escolha o Botão Quick assign - .

Seria uma trabalheira fazer isso para cada quadro, mas felizmente há um outro atalho: na janela que aparece Image points , clique com o botão direito do mouse, origem e Apply to whole animation* .

Bingo! A origem deve ser definida em cada quadro de animação.

Loop da animação

Clique em padrão na janela Animações . Mude o nome para ocioso .

Na barra de propiedades, mude a velocidade da animação para 9 e mude o Loop para Yes.

Clique com o botão direito na animação Ocioso na janela Animações e selecione preview . Você deverá ver o jogador subindo e descendo suavemente. Tudo pronto! Feche a visualização da animação e do editor de imagem. Você deverá ver seu jogador no layout.

Renomeie o objeto para Player na barra de propriedades, já que estamos sendo organizados.

  • 0 Comments

Want to leave a comment? Login or Register an account!