Pronto, agora que você leu Daemon Pessoal, ah! não leu esse post? Aconselho que leia antes de pular direto para a parte mais fácil, que é, ir direto ao ponto do brainstorm. Mas, caso não tenha tempo ou apenas por preguiça, entenda Daemon pessoal como seu subconsciente e ponto.
A ideia deste post é garantir que as ideias venham, porque você irá precisar delas para o resto da vida caso deseje continuar a seguir essa área, logo, vamos juntar conhecimento para assegurar nosso pão de cada dia.
E por onde iremos começar? Precisaremos separar em pedaços para entender o todo, como um filósofo famoso pensou a muitos anos atrás, para que consigamos separar os pensamentos e compreender ideias complexas.
1ª Dica - Formule e responda
Logo irei escrever (se já não escrevi no meio tempo que você está lendo isto) um post exclusivamente para essa dica, "formulando e respondendo". Mas por enquanto darei uma breve explicação sobre ela.
Crie uma problema a ser resolvido baseado na necessidade de seu jogo, Ex: preciso de um jogo dentro d'água, e/ou jogo deve ser para mulheres muito sociáveis, e/ou usar a tecnologia multitouch. Dentro de um mesmo jogo pode haver diversos problemas a serem resolvidos.
Certo, você já conseguiu pensar no problema, agora anote todas as respostas possíveis, sim, anote, a memoria é frágil e você precisa liberar espaço em sua cabeça para próximas ideias, então continue escrevendo uma lista de respostas para seu(s) problema(s). Vamos lá.. Escrevendo!
2ª Dica - Registre sua memória
Aqui você irá escrever, digitar, riscar, pintar, modelar, construir ou o que quer que seja preciso para se expressar, nem que seja apenas para si mesmo, use o que tem habilidade e que seja prático e rápido de se fazer. Eu pessoalmente gosto de usar o photoshop em conjunto com o bloco de notas, onde faço setas ligando pontos, desenho ridiculamente ideias, e levanto tópicos no bloco de notas, com frequência utilizo da Flor Fundamental para registrar de maneira coerente minha ideia, porque me perco facilmente dentro dela.
Conforme for escrevendo, irão aparecer novas ideias, ao ligar pontos, irá perceber que faltam alguns outros a serem levantados, fazendo os mais rudimentares desenhos você irá ativar em seu cérebro outras ideias, não se limite por timidez nesse ponto, explore o que tem da maneira que pode.
Não importa como se registra sua ideia, de maneira esboçada, suja, jogada ou semi-organizada mesmo, depois irá ter tempo para organizar e estruturar, agora é hora de ter ideias no papel ou semelhante.
Lembre-se de não se censurar, escreva sim as ideias estupidas para abrir espaço para as boas em sua mente, as vezes alguma ideia estupida pode virar a ser genial, e se estiver em equipe não censure a de seus colegas, as ideias estupidas deles são tão boas quanto as suas. Registre tudo e veja o acumulo de ideias interessantes que tem, ainda mais se analisar de forma interativa: "essa ideia 1 funcionará dessa forma", "aquela será mais viável para Iphone", e "essa outra ideia junto com isso nos leva a aplicar a mecânica x".
"A melhor maneira de ter boas ideias é ter muitas".
3ª Dica - Arte
Uma outra maneira de ser influenciado visualmente na resolução do seu problema, é usar de outros trabalhos criativos para relaxar ou ativar seu cérebro. Escolha um livro que tenha muito a ver com seu tema, e também um filme que não tenha nada a ver com ele, irão transitar e mixar várias ideias diferentes por sua cabeça.
Sabe quando anda pela cidade e vê pinturas em muros ou grafites bem diferentes? Então, isto lhe faz sair do padrão das ruas comuns, e ali, se tem algo a se comentar, tem algo que chama a atenção, e faz aquele pequeno espaço ser 'melhor', mais 'legal', e 'bonito' em um determinado ponto que o resto da cidade.
Melhor ainda se você utilizar-se dos outros sentidos para explorar sua cognição, o muro pintado é apenas visual, mas um museu de arte, ou uma loja de quinquilharias pode te dar oportunidade de tocar, ouvir, cheirar, ver coisas que não esperava ou até nem sabia da existência, te amplificando a visão, e dando soluções estranhamente possíveis para seu problema. Ou no mínimo aumentado seu repertório cultural.
4ª Dica - Mude sua perspectiva
Quando Walt Disney andava pelo seu parque ele costumava parar em cada brinquedo e se abaixar próximo a ele, depois de fazer isso por vários brinquedos do parque, um de seus projetistas perguntou "Há algum problema com os brinquedos? embaixo deles, tem algo que não gosta?" Walt Disney respondeu que queria ver pela perspectiva da criança, como ela iria ver aquele brinquedo.
Essa pequena história ilustra a mudança de visão para se criar algo, fique em pé e tente imitar seu personagem andando, fique no escuro, faça sons e perceba como se propagam, vá até a praia, sente na areia e pense sobre suas ideias, faça o mesmo em um parque ou em um shopping ou em uma loja de brinquedos. Sinta os diferentes ares, climas, sentimentos que os locais proporcionam e dê mais vivacidade a sua ideia. (apenas cuidado para não apontar uma arma para um policial com o intuito de “sentir a adrenalina do momento”)
5ª Dica - Foco
Você tem um problema a vencer. Agora pense bem nele e veja se pode encontrar sua resposta para um jogo de surf, por exemplo. A melhor forma seria indo à praia e vendo como os surfistas entram no mar, como as pessoas próximas reagem, como eles saem, quanto tempo ficam, que tipo de pranchas usam, e o que fazem antes de entrar. Você precisa conhecer intimamente o que essas pessoas amam e porquê, conhecer essas pessoas.
A imagem te seduz a ser olhada, não?
Se o problema está mais ligado a tecnologia, pegue todas as especificações da mesma, e escreva num quadro branco, cole a parede, e procure alguma forma que ninguém tentou trabalhar com a determinada tecnologia, ou até mesmo uma forma focar mais profundamente em uma vantagem dela, ou combinar características da mesma.
Seu problema é o storyline, busque jogos semelhantes, como são descritos, jogue-os com o intuito de “puxar” características interessantes, lembre-se que isso não é copiar, é aprender com as diversas produções semelhantes, todos os bons profissionais fazem isto.
O que está te pegando é a mecânica? procure diversos jogos que tenham a mecânica semelhante de anos diferentes, com histórias diferentes e produtoras diferentes, veja como cada uma aplicou seu enredo a lógica desta mecânica, e claro veja outros jogos que até nem usem dela, pode achar algumas respostas, ou até se interesse em mudar sua atual linha de regras enquanto se está nessa fase de brainstorm, que lhe permite o controle simples de suas regras.
6ª Dica - Sorria
Um mandamento do Brainstorm importante a ser lembrado é : "Quem sair dos trilhos deve recolocar o trem nos trilhos".
E o que isso significa exatamente? Significa que é bom rir, contar um piada, brincar com sua arte, mecânica, tecnologia ou estética, é saudável, relaxa o cérebro e da oportunidade de ver as coisas com uma nova perspectiva. O que consequentemente pode gerar ideias inovadoras. Mas lembre-se, piadas em brincadeiras podem tirar o rumo do brainstorm, principalmente quando se trata de grandes grupos, sendo assim, lembre-se da regra acima.
Importante lembrar que algumas pessoas não estão acostumadas com o sorrir e brincar quando se trata de trabalhos sérios, e isso pode deixa-las nervosas, cuidado ao interagir com essas pessoas para não ofende-las ou invadir sua realidade, de maneira a faze-la te achar um bobo brincalhão sem seriedade. Deixe-as fazer parte e pouco a pouco irão se sentir mais a vontade com a produção voltado a entretenimento, a tornando mais divertida.
7ª Dica - Não se preocupe com custos
Você está tentando ganhar altas quantidades de dinheiro, quer projetos valiosos e sucessos de mercado, então agora não é hora de se preocupar com custos. É natural economizar na caneta, no papel, na cola porque fomos influenciados a sempre economizar em tudo em nossa sociedade. Mas não seja egoísta, dê dignidade ao seu trabalho, escreva com sua melhor caneta, brinque com Ipads, utilize computadores aos montes, o que te facilitar o trabalho e te fazer sentir melhor.
Claro, se quer uma tela multitouch por toda a parede para se sentir melhor e isso não for possível, contente-se com o que tem, mesmo que apenas um lápis e uma folha. Há muito a ser feito, não é a hora de se lamentar pelo que queria ter.
8ª Dica - Notas Espaciais
Você já viu no começo que pode-se escrever em um quadro branco, computador, papeis, ou o que for. Para um ambiente de equipe um quadro branco pode ser bem interessante, mas se torna difícil de se guardar, torne uma boa prática tirar foto antes de apaga-lo.
Gosto de citar como Jesse Schell faz, compra notas adesivas gigantescas (70cm x 75cm - sim, caro, mas nada de medir despesas) e cola uma a outra na parede, e quando não há mais espaço, se torna fácil mover e até colocar sua ideias no chão, enrolar todas e guardar. Para no futuro, quando alguém procurar a ideias de macacos espaciais do ano passado, haverá o documento por escrito como se a ideias nunca tivessem sido paradas, depois é só continuar dali.
Importante citar também a visão de Tom Kelley sobre memória espacial, nosso cérebro tem maior capacidade de lembrar aonde as coisas estavam do que a forma que estavam organizadas em uma lista. Então a prática de Jesse acima pode ser bem útil se colocadas em diferentes locais da parede, fazendo com que na semana seguinte as equipe se recorde do caminho que trilhavam para o enredo, estética, tecnologia, ou mecânica do jogo.
9ª Dica - Enumere
Muitos brainstorms estarão ligados diretamente a listas enumeradas. Seja a melhor ideia, a tecnologia mais interessante, as peças mais divertidas para tetris, a cor do coração mais bonita e assim por diante. O porquê disso ser útil, por dois motivos:
A - Listas facilitam referenciar um objeto ("A ideia 1 é boa, mas apenas misturando com a 2, a cor da 3 e 4 são lindas, a 5 fica meio suja sei lá.")
B - Dignidade(sim, de novo) por motivo psicológico que não irei levantar aqui, da-se mais seriedade a objetos separados por números.
Ok, não se convenceu com a letra B? Então vamos a um exemplo
Colher
Casa
Espinafre
Mulher
Colher
Casa
Espinafre
Mulher
Os itens na lista com enumerada parecem mais importantes, se tirar um é mais provável que sinta falta, o que faz parte de nossa programação mental. Separar assim pode fazer você e talvez sua equipe levar com maior seriedade os pontos explorados.
10ª Dica - Misture e combine
Certo, aprendeu a questão de enumeração, convencido ou não, aqui tem uma boa utilidade para ela e ainda com ligação a Flor Fundamental.
Digamos que tenha que criar um jogo do zero sobre as Tartarugas Ninjas(Não o já existente):
-Ideias sobre tecnologia-
1. Web
2. Pc
3. Ios + Android
4. Console
5. Tela Multitouch
-Ideias sobre mecânica-
1. Jogo de plataforma 2D
2. Jogo de Luta em 3D
3. Criar tartaruguinhas filhotes como um tamagochi
4. Treinar habilidades de ninjas
5. Jogo estilo tetris
6. Jogo de dados e fichas de personagens
-Ideias sobre estética
1. Jogo em Preto e Branco
2. Estilo Anime
3. Todos personagens são animais
4. Músicas em 8bits
-Ideias sobre narrativa-
1. Interação sobre 4 irmãos tartarugas ninjas
2. A adolescência de ninjas que viraram tartarugas por causa de um acidente
3. Mestre ensinando habilidades de ninja
A. Você é o mestre
B. Você é o aluno
4. Tema de lutas na rua e violência na cidade depois de um acidente pós apocalíptico que todos viraram animais.
5. Mundo de paz e isolado no qual todos competem para serem ninjas mais rápidos e eficientes.
Agora faça você mesmo combinações com estes ou os grupos enumerados que criou, como os exemplos abaixo:
- Um jogo para Web de plataforma 2D estilo anime com músicas 8bits e sobre lutas de rua depois de um acidente pós apocalíptico.
- Um tetris para celular preto e branco voltado a combinações de diferentes peças que a cada acerto, o jogador como aluno, aprende um nova técnica ninja, criando assim mais uma peça para o jogo(aumentando-se a dificuldade)
11ª Dica - Converse com algo
Sim, exatamente isso, fale com algo. Seja o espelho, um amigo, sua namorada, seu cachorro, seu grupo de estudo, sua empresa, você mesmo, qualquer um (claro cada um tem seu tipo de 'feedback' relativo).
Caso escolha fazer sozinho, indico que faça em um local onde as pessoas não te acharão estranho e ou atrairá atenção demais, você pode perder o foco, caso precise faze-lo na rua, na pressa, utilize-se do celular e finja falar com alguém, por mais doente que isso possa soar, é útil e simples.
Mas obviamente fazer um brainstorm com outras pessoas pode ser uma experiência bem diferente. Encontrar um parceiro que complete suas ideias pode ajudar muito, e irá lhe dar repostas mais rapidamente do que você tentar encontrar sozinho, mesmo que esse seu parceiro seja um tanto quanto calado, já é uma ajuda interessante. Caso decida fazer com mais pessoas, procure no máximo 4(incluindo você), quando se passa dessa quantidade para ideias amplas é um problema. Grupos grandes devem discutir ideias mais restritas, talvez em um seguinte brainstorm mais objetivo.
Apenas uma ultima dica quanto conversar com algo, cuidado ao se aproximar de parceiros desmotivadores que irão procurar todas as brechas em cima de uma ideia que ainda irá ganhar estrutura, esse não é o momento de procurar falhas e sim ideias. Busque mais qualidades que defeitos.
FIM... e como vão suas ideias?
Depois de fazer o brainstorm por diversas vezes, de diferentes maneiras propostas acima. Você deve ter tido dezenas de ideias, o que é necessário para um designer de jogos, caso ainda não conseguiu isso, treine mais, com mais temas, outras pessoas, de outras maneiras e com o tempo irá aprimorar isto, criando mais e melhores ideias e em menos tempo.
Ao fim disso tudo, iremos ainda caminha para estruturar esse bando de ideias, aprender a separar as boas das ruins, ou melhor que isso, as ideias possíveis dos sonhos futuros.
References:
Pictures - Google images and Weheartit
Influencing Mentor - Jesse Schell
Written by Thiago Attianesi