Introdução
Saudações, usuários do Construct 2 que falam português!
Este tutorial ensina como exportar um projeto para Android usando o Crosswalk via Intel XDK. Segundo a Scirra, é a melhor opção para Android, pois oferece melhor estabilidade e compatibilidade.
O tutorial é uma versão adaptada do original, portanto não segue mera tradução literal, ou seja, contém algumas mudanças que facilitam a compreensão do mesmo.
Sobre o Crosswalk
O Crosswalk é um wrapper ("emulador") do Chrome para Android, contando com as mesmas características do navegador. Em virtude disso, os projetos exportados só são compatíveis com dispositivos com Android 4 ou superior. Todavia, isso não é necessariamente um problema, pois a maioria dos novos aparelhos já contam com as versões mais recentes do Android, e também é possível modificar a ROM de aparelhos com Android inferior ao 4.
Apesar de se basear no Chrome para Android, o Crosswalk possui alguns diferenciais próprios:
Não é mostrada a barra de endereços e abas, pois o projeto funciona em tela cheia, como se fosse um aplicativo nativo. Então, não é preciso usar a ação Request fullscreen do objeto Browser.
No Chrome para Android, uma música só pode ser iniciada com um evento de toque. Já no Crosswalk a música pode ser tocada a qualquer momento.
No Crosswalk é possível usar as condições On back button, On menu button e On search button do objeto Browser (funcionam apenas no projeto exportado). No navegador estas condições não funcionam.
Preparando o seu app
Para exportar para Android com Crosswalk, é preciso usar o Intel XDK. Clique no link para baixá-lo e instalá-lo no seu computador. Execute-o e crie uma nova conta ou acesse com uma existente.
No Construct 2, exporte seu projeto selecionando a opção Android. No Intel XDK, clique na aba Projects.
Clique em Start A New Project.
Escolha Import an Existing HTML5 Project.
Então escolha a pasta onde você exportou do Construct 2 em Import Project from, dê um nome ao projeto e clique em Create.
Volte à aba Projects. Será mostrada as configurações de seu app:
Expanda a seção Build settings e clique na aba Android-Crosswalk. Aqui você pode especificar todos os detalhes de seu app como ID, nome, descrição, fullscreen, orientação e talvez escolher uma opção beta do Crosswalk. Lembre-se de aumentar o valor no campo App Version Code cada vez que for subir uma nova versão de seu app na Google Play, ou o upload será barrado.
Quando concluir as configurações, expanda a seção Plugins and permissions. Aqui você pode especificar as permissões necessárias ao seu app. Recomenda-se deixar tudo desmarcado (com exceção de Device, que deve sempre estar habilitado), mas se seu app usar uma ou mais das opções abaixo, marque:
Accelerometer, se seu app usar acelerômetro através do objeto Touch no Construct 2
Camera e Capture, se seu app usar câmera ou microfone através do objeto User Media
Compass, se seu app usar sistema de orientação através do objeto Touch
Geolocation, se seu app usar GPS através do objeto Geolocation
Vibration (notification), se seu app usar a ação Vibrate do objeto Browser
Splashscreen, se quiser que seu app mostre uma splash screen durante o carregamento
Configure também as opções de plugins de terceiros, caso tenha adicionado um ou mais (consulte a documentação dos respectivos plugins).
Na seção Launch icons and splash screens você pode subir ícones e splash screens de vários tamanhos. Caso não especifique ícones, será mostrado o padrão do Cordova, mas se especificar terá que subir para todos os tamanhos e todas as orientações de tela. O mesmo para splash screens, caso tenha habilitado esta opção na parte de plugins.
Quando estiver tudo pronto, clique na aba Build e no botão Build em Crosswalk for Android.
Seu projeto será subido e compilado. Quando pronto, o .APK estará disponível para ser baixado, e no e-mail cadastrado na sua conta no Intel XDK você receberá um link para baixar o .APK. Opcionalmente você pode especificar outros e-mails para que também recebam o link. Assim, você pode testar seu app diretamente num smartphone ou tablet bastando baixar e instalar o .APK através do link recebido.
Você receberá dois .APK para download, um para processadores ARM e outro para processadores x86. A maioria dos dispositivos são ARM, mas o ideal é testar os dois em vários para certificar o bom funcionamento. Finalmente, você pode enviar seu app à Google Play Store através do Console do desenvolvedor do Google Play.
Para mais informações ou dúvidas sobre o Crosswalk, visite a seção sobre o Construct 2 do fórum da Intel sobre ferramentas HTML5.
Aviso importante
* Os nomes dos arquivos usados no seu projeto no Construct 2, o nome do diretório onde o projeto foi exportado para Android e os nomes do app no Intel XDK não podem conter caracteres especiais, o que inclui acentuação, ou números (mais no XDK), ou pode ocorrer erros durante a compilação no XDK.
* Se seu app toca sons e músicas, no C2 todos os arquivos de áudio devem ficar na pasta Music do projeto. Os que estiverem na pasta Audio não tocarão no .APK já compilado.